top of page
Dra. Tatiane Rodrigues

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Atualizado: 23 de mar.

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. Você informou a construtora, que te informou que para a transferência será cobrada uma taxa.




1 É ilegal a cobrança de taxa para transferir contrato de imóvel?


É ilegal a cobrança de taixa para transferir o contrato de imóvel, o consumidor tem o direito de ceder o contrato para outra pessoa e a cobrança de tal taxa sobrecarrega o consumidor.


A justificativa apresentada pelas empresas para cobrarem a taxa pela transferência do contrato é que tal valor é para custear as despesas administrativas. Porém tal justificativa não pode ser aceita, já que todos os custos e despesas administrativas já estão embutidos no preço do imóvel.


É importante o comprador ficar de olho no que está sendo cobrado, pois muitas vezes a empresa repassa despesas que já estão incluídas no preço do imóvel ou então cobram valores que são contra a lei. Lembre-se sempre disso: não é porque está no contrato que a cláusula e a cobrança é legal.


Veja abaixo um exemplo de como é a cláusula da cobrança de taxa de transferência do contrato:


clausula cobranca de taxa de transferencia

Em grande parte dos contratos é usado o termo cessão de direitos e obrigações, que é o termo jurídico utilizado para a transferência do contrato. Portanto, se quer saber se no seu contrato tem essa cobrança, procure no contrato alguma cláusula sobre a cessão de direitos e obrigações.


Não existe um padrão fixo, mas normalmente as construtoras cobram em torno de 1% a 5% do valor do contrato.


Ressalta-se que, aqui não estamos aqui falando sobre a aceitação da transferência do contrato, que a construtora não é obrigada a aceitar a transferência, mas somente que ela não pode cobrar qualquer valor para a transferência.


Agora veja um decisão da justiça sobre a cobrança da taxa de transferência:

TAXA DE ANUÊNCIA PARA CESSÃO DEDIREITOS EM COMPROMISSO PARTICULAR DECOMPRA E VENDA DE IMÓVEL (TAXA DETRANSFERÊNCIA) – Cláusula abusiva (art. 51, IV, Lei8.072/1990) - Ilegalidade da exigência - Precedentes do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo – Ausência de justificativa para a cobrança – Restituição dos valores cobrados – Sentença mantida – Recurso improvido (TJSP RI 10123571520218260016)

Se você está passando por isso, caso a construtora esteja te exigindo a cobrança da taxa de transferência você tem duas opções:


  • Não pagar e entrar com uma ação para que seja declarada nula a cláusula e que a cobrança é ilegal.

  • Pagar e entrar com processo para a devolução do valor pago indevidamente. Você pode entrar com ação até 5 anos após o pagamento.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu intesse:




Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page