Como fazer união estável com separação total de bens?
Atualizado: 8 de mar.
Quando o casal resolve casar-se, se desejarem, é possível fazer escolher o regime de bens que irá ser adotado no casamento. Será que também é possível escolher o regime de bens na união estável?
(imagem retirada do site Canva)
1 Posso escolher o regime de bens na união estável?
Sim. Assim como acontece no casamento, se o casal não escolher nenhum regime de bens, será aplicado automaticamente as regras do regime da comunhão parcial de bens.
2 Como fazer união estável com separação total de bens?
No momento de formalizada a união estável, deverá o casal estipular no documento qual é o regime de bens que adotarão na união estável. Logo, se o casal pretende escolher a separação total de bens, deverá colocar no documento que estão adotando o regime da separação total de bens.
2.1 Na separação total de bens se eu morrer meu companheiro não tem direito?
O regime de bens tem validade em vida, ou seja, caso haja a separação do casal, no regime da separação total de bens não se fala em partilha de bens.
Se ocorrer o falecimento, mesmo sendo regime da separação total de bens, o companheiro irá herdar os bens, pois ele tem direito de receber a herança.
Se você está com algum problema relacionado com união estável, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Comments