Como funciona a pensão quando cada um fica com um filho?
Atualizado: 8 de mar.
1 Pais que tem a renda parecida
Nesta situação que cada um dos pais fica com um filho o natural a se pensar é que a pensão alimentícia não deve ser paga, já que cada um arcará com os gastos do filho.
É possível esta compensação, cada um arcar com os gastos do filho, mas que esta opção dê certo é necessário que os pais tenham uma renda parecida. Então, neste caso os pais fazem um acordo sobre como funcionará esta dinâmica.
O problema é quando um dos pais ganha muito mais do que o outro.
2 Pais que têm renda diferente
É necessário observar a questão da pensão alimentícia de acordo com a necessidade da criança e do que seria justo para ele. Por exemplo, não é justo para a criança que ficou com quem ganha menos ter acesso a menos recursos do que a criança ficou com quem ganha mais.
Por isso é importante verificar a questão do pagamento da pensão alimentícia levando em conta a necessidade e direito da criança.
Portanto, não é porque cada um dos pais ficou com um filho que aquele que tem uma renda maior ficará isento de pagar pensão para o filho.
3 Conclusão
Não existe uma regra de como ficará o pagamento da pensão alimentícia na situação de cada um dos filhos morar com um dos pais, isso dependerá da situação em concreto.
Deverá ser analisado o caso concreto, a renda dos pais e levar em conta os direitos e necessidades da criança.
Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Комментарии