top of page
Dra. Tatiane Rodrigues

Construtora Pode Cobrar Taxa de Averbação? Entenda Seus Direitos e Obrigações

Atualizado: 23 de out.

Ao comprar um imóvel na planta, é comum planejar os custos com base em valores previamente acordados. No entanto, na hora da entrega das chaves, você pode se deparar com custos adicionais inesperados, como a taxa de averbação da construção. Descubra o que é a averbação e se a construtora pode repassar esse custo para você.



1. O Que é Averbação da Construção?


A averbação da construção é o processo de atualização da matrícula do imóvel para refletir as mudanças feitas, como a construção de uma nova edificação sobre um terreno. Essa atualização é necessária para que o imóvel seja registrado corretamente como uma construção, e não apenas um terreno.


Para averbação da construção é necessário apresentar alguns documentos, bem como pagar as custas do cartório e o INSS sobre a construção.


2. Construtora Pode Repassar os Custos da Averbação?


No contexto de imóveis na planta, a relação entre comprador e construtora é regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Segundo a legislação, a construtora não pode transferir os custos da averbação da construção para o consumidor.


Direitos do Consumidor:

  • Código de Defesa do Consumidor (CDC): O artigo 51, IV, declara nulas cláusulas que colocam o consumidor em desvantagem excessiva.


  • Lei 4.591/64: A lei estabelece que a responsabilidade pela averbação é do incorporador.


Casos de cobrança indevida foram julgados favoráveis ao consumidor, como exemplificado por decisões judiciais que reconheceram a abusividade de tais cobranças e determinaram a responsabilidade da construtora.


Se você for cobrado por esses custos, mesmo que haja cláusula contratual, a cobrança pode ser contestada judicialmente. O prazo para solicitar a restituição é de 5 anos a partir da data do pagamento.



 

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi escrito, pode entrar em contato pelo e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, pelo WhatsApp abaixo ou pelos nossos perfis no Instagram: @tatiane.adv ou @rodriguesefelix.


Se a sua dúvida está relacionada ao fato de você estar passando por uma situação semelhante e deseja saber como agir ou quais são os seus direitos, recomendo procurar um advogado de sua confiança. Ele poderá analisar o seu caso específico e fornecer a orientação jurídica adequada.




Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:


留言


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page