Cooperativa habitacional: quais cuidados você deve ter.
Atualizado: 7 de mar.
(imagem retirada do site canva)
Muitas pessoas escolhem a aquisição do imóvel próprio através da cooperativa habitacional, a opção na maioria das vezes se dá em razão do valor.
Hoje trataremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes de adquirir imóvel de uma cooperativa habitacional.
1 O que é cooperativa habitacional?
Cooperativa habitacional é a união de pessoas com o objetivo de construção de um empreendimento imobiliário. Para que aconteça a construção, os cooperados contribuem mensalmente, de uma forma sem intermediário e sem visar lucros.
No caso, a cooperativa presta o serviço de administrar o dinheiro para a construção do empreendimento.
Como a cooperativa não visa o lucro, o preço do imóvel fica mais barato do que se adquirido com construtora ou incorporadora. Um outro motivo para a diferença de preço é a possibilidade de adquirir materiais para a construção por um menor preço, tendo em vista a quantidade que é adquirida.
2 Quais cuidados devem ser tomados?
Antes de assinar qualquer contrato é recomendando tomar cuidado e analisar alguns aspectos. São alguns desses cuidados:
Verifique a situação da cooperativa: pesquise se há registro do CNPJ na Receita Federal, se existe ata e estatuto registrado na Junta Comercial. Além disso, além de verificar a existência de ata e estatuto registrado, é muito importante ler esses documentos.
Verifique se a cooperativa está registrada na Organização das Cooperativas Brasileiras: para isso basta acessar o site da organização e buscar pelo CNPJ para averiguar se a cooperativa está registrada.
Verifique a reputação: pesquise se a cooperativa já fez o empreendimento e se existem reclamações. Uma forma de saber isso é consultando o site Reclame Aqui e a existência de processos.
Verifique se a cooperativa possui dívidas: faça buscas na internet, peça certidões e consulte a existência de processos para apurar se existem dívidas em nome da cooperativa.
Verifique quem está gerenciando a cooperativa: faça uma pesquisa do histórico da cooperativa, quem são os fundadores, administradores e quem ocupa a diretoria da Cooperativa.
Verifique o contrato e o Regimento Interno: é necessário ler com atenção para observar se não existem cláusulas abusivas ou informações faltantes. Por exemplo, tem que constar o prazo de entrega do empreendimento.
Verifique a documentação do terreno onde será construído o empreendimento: é necessário averiguar se está tudo correto com a documentação, caso o terreno já tenha sido adquirido.
3 Dicas extras
Se você já adquiriu o empreendimento não ache que basta apenas ter os cuidados antes de contratar, na verdade você deve ter cuidado e ficar de olho até que o imóvel seja entregue.
Você pode tomar a seguintes atitudes:
Fiscalizar o trabalho prestado.
Ver os relatórios financeiros e outros documentos que mostram o andamento da obra.
Visitar as obras para apurar se a construção está sendo feita como planejado e, principalmente, dentro da prestação de contas.
Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!
E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
O contrato de compra de imóvel na planta pode ser rescindido se o quadro resumo não tiver completo?
Eu tenho que pagar o condomínio antes de pegar as chaves do imóvel que comprei na planta?
Venda de apartamento na planta em duplicidade: você tem direito a danos morais?
Você sabe que pode desistir da compra do apartamento na planta?
10 dicas para quem está pensando em comprar imóvel na planta
O corretor de imóveis garantiu que o financiamento seria aprovado. E agora?