O que acontece se eu não pagar a pensão no dia certo?
Atualizado: 7 de mar.
A pensão quando regulamentada judicialmente, possui um prazo no qual a pensão deve ser paga não é mesmo? Geralmente vem descrito até o dia 10 de cada mês, porém, não é uma regra a data específica, haja vista que pode ser acordada uma outra data entre as partes.
Recebo inúmeros relatos de mamães que informa que o papai não paga a pensão no dia certo, paga quando quer ou quando pode, geralmente atrasam dias, e as despesas das crianças muitas vezes ficam desfalcadas.
Claro que imprevistos podem acontecer, podendo ser informado um pequeno atraso no pagamento da pensão e acordado com as mamães, há ainda alguns papais que não pagam na data correta por mero capricho, mas, sabe o que pode acontecer?
Quando a pensão não é paga na data correta, com apenas 01 (um) dia de atraso já é possível entrar com uma ação judicial solicitando a cobrança desses valores, através da execução de alimentos.
Sabe qual a consequência?
Na ação de execução de alimentos, o papai será intimado para pagar o débito em 03 (três) dias, ou apresentar justificativa, e, se não pagar ou a justificativa pelo não pagamento não for aceita pelo juiz, a execução seguirá e esse papai poderá ser preso civilmente ou até mesmo ter seus bens e valores bloqueados e penhorados.
O ideal é sempre pagar na data correta, e, se surgir algum imprevisto que impossibilite que o pagamento seja feito, é recomendado conversar com a mamãe e informar que poderá haver algum atraso para tentar evitar maiores surpresas.
Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Leia também:
Comments