Passo a passo da compra de um imóvel
Atualizado: 7 de mar.
(imagem retirada do site canva)
A compra de um imóvel é algo que deve observar algumas etapas e detalhes. Não tem como comprar um imóvel de forma apressada sem verificar e fazer todos os procedimentos.
Hoje vamos apresentar o passo a passo da compra de um imóvel.
A) Passo nº 1 - defina o orçamento e estude as formas de pagamento
Antes de começar a procurar o imóvel ideal é preciso verificar qual é o orçamento para a compra. O que significa dizer que deve ser apurado qual o valor que tem para a compra, se tem o dinheiro para comprar à vista ou se será necessário fazer um financiamento.
Ao fazer o levantamento do valor, não esqueça de colocar na conta os gastos com a documentação (escritura e registro da compra), pagamento do imposto (ITBI) e a possibilidade de pagar a comissão de corretagem (na compra de imóvel na planta é comum a construtora repassar o pagamento da comissão para o comprador).
Por fim, também é preciso que se estude as formas de pagamento. Por exemplo, verifique tudo que é cobrado na compra de imóvel na planta, estude como é a atualização do saldo devedor e como o índice usado no financiamento pode impactar no seu financiamento.
B) Passo nº 2 - defina qual é o imóvel ideal
Após definido o orçamento e como será feita a compra, é o momento de escolher o imóvel ideal. Então é questão de escolher se será comprado um imóvel novo ou usado, se será casa ou apartamento e, ainda, a localização.
Depois de definir o imóvel e começar a procurar, tome cuidado para não se encantar com o imóvel antes de verificar com mais atenção o estado do imóvel e a documentação, isso pode te fazer cair em uma cilada.
Um detalhe importante que muitas pessoas esquecem é sobre o entorno do imóvel. Ao encontrar o imóvel que acredite ser o ideal, observe atentamente o bairro e visite em dias e horários diferentes, isso é para verificar, por exemplo, os comércios que existem e o perfil da vizinhança.
C) Passo nº 3 - verifique a documentação
Depois de ter encontrado o imóvel que atende suas expectativas é preciso verificar a documentação do vendedor e do imóvel. Isso serve para verificar se a compra apresenta algum risco, por exemplo, se o vendedor possui dívidas que podem fazer o comprador perder o imóvel e se quem está vendendo realmente é dono.
Se estiver comprando de uma construtora/incorporadora, é importante verificar na internet a reputação da empresa, quais são os tipos de reclamações que existem. Tome cuidado com as empresas que estão vendendo unidades em duplicidade, o cuidado nestes casos deve ser em dobro.
D) Passo nº 4 - hora de fechar o negócio
Estando tudo certo com a documentação é a hora de fechar o negócio.
Pode ser feito uma promessa ou compromisso de compra e venda para depois ser feita a escritura ou então, dependendo da forma que estiver sendo feito o negócio, já será feita a escritura sem a assinatura da promessa ou compromisso.
Vale lembrar também que, existem casos em que a escritura não será necessária e o contrato bastará para fazer a transferência da propriedade, é o caso, por exemplo, do caso de ser feita compra por financiamento pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).
E) Quais são os procedimentos para a compra de um imóvel?
A primeira coisa que se deve ter em mente é que o processo de compra de um imóvel só termina quando é realizado o registro da compra na matrícula do imóvel. A lei estabeleceu que, só quando é feito tal registro é que a propriedade é transferida para aquele que comprou.
Não adianta alegar que é muita burocracia ou frescura, a lei é bem clara nesse sentido. Só é dono do imóvel quem registra a compra.
Para realizar o registro da compra deve-se observar que não é qualquer tipo de documento que é aceito. Em regra, é necessário que seja feita a escritura pública de compra e venda, porém, em alguns casos é dispensada a escritura.
Assim, temos que o procedimento da compra consiste em ser feito o documento hábil para fazer a transferência da propriedade (em regra, é a escritura pública de venda e compra), o pagamento do imposto (ITBI) e depois a realização do registro da compra do imóvel, transferindo, assim, a propriedade para o comprador.
Então, no procedimento para a compra de um imóvel terá gastos com a escritura, com o pagamento do imposto e registro da compra.
Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!
E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Comprei o imóvel e quando fui registrar a escritura apareceu a indisponibilidade. E agora?
O que acontece se não reconhecer firma no contrato de compra e venda de imóvel?
Você foi enganado: o valor venal de referência não pode ser usado para calcular o ITBI em São Paulo
A escritura de compra e venda de imóvel pode ser feita qualquer lugar do Brasil?
Vendedor mora com alguém. A pessoa também tem que assinar na venda do imóvel?
Comprei um imóvel e não constava indisponibilidade na matrícula
Quais os documentos necessários para comprar imóvel de uma forma segura?
Documentos para compra de imóvel: 4 dicas matadoras para a hora da análise
4 cuidados que você deve ter antes de assinar o contrato de compra e venda de imóvel
Comments